quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Realidade é Complexa!

Ainda dentro do tema Realidade/Verdade, existe outro tema interessante que gostaria de partilhar.


Trata-se de uma aventura filosófica de minha parte.

Vejam, uma das ciências mais exatas, precisas e científicas que existe é a milenar Matemática.

1 - Bem, na Matemática existem os números Naturais (N) que são inteiros, não negativos e diferentes de zero.

2 - Existem também os números Inteiros (Z) que constituem-se dos números Naturais e seus simétricos (negativos).

3 - Temos também a seguir os números Racionais (Q) que são as frações (razão) entre os números inteiros.

4 - Chegamos então até os números Reais (R) que engloba todos os números inteiros e fracionários, positivos ou negativos, e também os irracionais. Os irracionais são os números Reais que não podem ser expressos como fração de outros inteiros (o número "Pi", por exemplo).

Parece até, e talvez seja, a evolução do conceito numérico da humanidade de acordo com sua evolução de consciência. Aliás, sabiam que quando se "inventou" o Zero foi um verdadeiro bafafá? É que o zero conceitualmente vai contra a idéia da existência absoluta do Todo, Deus. Mas, isso é coisa para outra discussão.

Até aí tudo bem, mas temos agora a questão dos números Imaginários (I) que são números que tem parte Real igual a zero. Na época de René Descartes acreditava-se que eles não existissem. Vejam, a Matemática não só conceitua como também usa, e muito, os números imaginários!

Mas, então, entre os números Reais e os Imaginários temos o número Complexo. O número complexo tem uma parte Real e outra parte Imaginária.

Na verdade, todo número é complexo, ou seja, tem um componente Real e outro Imaginário.

Vejam que até mesmo a Matemática conceitua que a realidade tem seu lado concreto, real e material e outra parte imaginária, pertencente à outra realidade diferente diferente da matéria tangível.

É algo parecido com os três graus maçônicos: temos o Grau 1, o Grau 2 e o Grau 3; uma visão material (1) da realidade, uma visão imaginária (2) e uma visão complexa (3) da realidade.

Acontece a mesma coisa com a energia elétrica, onde existe uma corrente elétrica existirá também um campomagnético. São campos ortogonais (perpendiculares) entre si e geram uma terceira força que é a térmica.


Em suma, a realidade é sempre complexa, um número nunca é só real, sempre terá seu componente imaginário, mesmo que seja zero. Mesmo o número imaginário também terá seu componente real, mesmo que seja zero.

Nenhum comentário:

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...