quarta-feira, 19 de junho de 2013

Os movimentos sociais e o esoterismo

Os movimentos sociais e o esoterismo

Ao ler o título deste artigo a pessoa pode logo se perguntar: “Mas, o que o esoterismo tem a ver com os movimentos sociais?” Tudo! Absolutamente tudo.

Em diversos artigos já afirmamos anteriormente que o verdadeiro esoterismo não está nos livros, dentro de templos ou escolas, mas sim na vida cotidiana de todos nós. Esoterismo é vivência, sentimentos, compreensão.

A despeito do ceticismo de grande parte da população o fato é que estamos vivendo um momento de profundas mudanças de antigos paradigmas, hábitos, costumes, práticas que não eram antes questionadas. Trata-se de um processo evolutivo que acontece com as massas e reflete a mudança de consciência geral.

Para muitos os tempos atuais estão piores, mas na verdade os problemas sempre existiram, a diferença é que agora são divulgados, conhecidos e ocorrem em uma escala maior visto o aumento da população e da economia. Sempre existiram favorecimentos, ganância, mortes, violência, pedofilia, etc.



Temos o privilégio de sermos testemunhas históricas de uma grande mudança da humanidade. Esta mudança surge de dentro de todos nós na forma de uma grande, profunda e inevitável insatisfação. Mas, esta insatisfação não aparece com um motivo claro, evidente, um foco específico. Então as pessoas começam a “procurar culpados” em todos os lugares, que possam ser responsabilidades por seu sentimento de infelicidade, de insatisfação e de frustração. Os primeiros “escolhidos” são os familiares. Depois a insatisfação tende a atingir o universo profissional e os chefes em geral, pois se entende que eles deveriam resolver todas as questões. Chega um momento em que se questionam os líderes políticos em geral.

Na verdade a insatisfação e a frustração afeta a todos nós, desde o mais simples popular até o mais elevado dos cidadãos de uma nação. É importante observar que os movimentos sociais ocorrem no âmbito municipal, estadual, nacional e também internacional. Este é o momento que toda a humanidade passa, capa povo vivencia a seu modo, elege as questões que julga ser a fonte da insatisfação, mas trata-se de uma questão antropológica, que talvez transcenda a questão sociológica.

O tempo do patriarcado está no fim, já não é mais tempo para gurus e santos místicos que dizem o que devemos fazer. Já não é mais tempo dos salvadores da pátria e dos heróis. Não haverá mais um líder para conduzir a massa rumo à terra prometida, à felicidade e à paz. Isso fica claro quando se procura um líder dos movimentos sociais e existe uma grande dificuldade ou mesmo impossibilidade de encontrá-lo.

A grande liderança desta nova era é a consciência, a verdade, a justiça. Mas, muito além da verdade ou justiça social, esta liderança que surge diz respeito à verdade interior, ao conceito pessoal de justiça e correção aos quais cada um de nós deve abrir espaço. São as pessoas, na intimidade de suas vidas particulares, que devem mudar hábitos e valores.

Aonde esta insatisfação chegará? Bem, a sabedoria esotérica nos assinala que o objetivo desta insatisfação é o próprio indivíduo. Ele deve parar de projetar para fora de si a responsabilidade de suas insatisfações, parar de exigir uma atenção especial como uma criança. Quando exigimos da família direitos, atenção especial e flexibilidade nas responsabilidades estamos agindo com imaturidade. Quando temos este tipo de comportamento na sociedade indiretamente estamos exigindo privilégios especiais e um comportamento patriarcal dos governos. Ora, nenhum governo deve privilegiar quem quer que seja, todos devem ser iguais, ter seus direitos e também deveres e todos devem contribuir para o bem geral, ninguém pode se escusar disso.

A reforma que a humanidade precisa e que ocorrerá de uma forma ou outra é a reforma pessoal e interna, de valores, princípios, prioridades, conceitos e práticas. Devemos nos abrir para a maturidade e a consciência de que as vidas de todos nós estão interligadas e por isso o momento é de consciência individual e social.


Sejam todos bem-vindos à Era de Aquário!


Nenhum comentário:

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...