sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Homeopatia – “A” Medicina

Sabe aquele “chazinho” que a vovó prepara? Ou então as garrafadas, os emplastros, canjas e semelhantes? Pois é, nós herdamos do conhecimento indígena, tido como “primitivo” e ignorante. Estes “remédios” caseiros se utilizam dos princípios ativos das plantas e por isso são chamados de naturais ou naturopatia. É a natureza (plantas e minerais) curando a própria natureza (a humanidade).

Na Idade Média o conhecimento milenar da Alquimia ganhou destaque e influenciou a Medicina da época, inclusive Paracelso. Na Alquimia existe um processo que se refere à extração do “espírito” das coisas, ou seja, à seleção do elemento vital e ativo com o objetivo de melhor aproveitá-lo. Em 1796 Samuel Hahnemann “cria” um tipo alternativo de Medicina, hoje conhecida por Homeopatia.



A Homeopatia é algo semelhante a uma fusão entre a naturopatia e a Alquimia. Nela se destacam os princípios ativos de suas fontes (plantas, minerais e outras fontes) e além disso se potencializam estes mesmos princípios. Ela “funciona” de forma semelhante às vacinas que inoculam no corpo humano um vírus atenuado ou inativo, “enganando” o corpo e fazendo assim que ele produza anticorpos contra aquele vírus que na verdade não está prejudicando a saúde da pessoa. Igualmente, a homeopatia age pelo princípio “similia similibus curantur” (semelhante pelo semelhante se cura) como proposto por Hipócrates (o “pai” da Medicina), ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável.

Enquanto a alopatia (Medicina mais conhecida no ocidente) atua com “antídotos” (antitérmico, antibiótico, antiinflamatório, antialérgico, etc.) a homeopatia atua com os semelhantes. Enquanto a alopatia atua focando um determinado ponto específico da saúde (princípio da divisão do todo em partes) a Homeopatia atua no todo da pessoa, beneficiando as partes, como Hipócrates já preconizava há 2500 anos (estudar o doente e não a doença).

Muitas vezes um problema de saúde é conseqüência ou resultado de outra desordem anterior. Uma acidez estomacal, por exemplo, pode não ser curada apenas com antiácidos. Talvez esta acidez seja resultado de excesso de estresse, preocupação, nervosismo. E, mais ainda, este nervosismo pode ser resultado de uma educação excessivamente rígida. O antiácido removerá momentaneamente a acidez, mas deixará intactas suas origens. Já a Homeopatia atua tanto no aspecto físico da acidez quanto em suas diversas origens.



Enquanto a alopatia costuma ter suas seqüelas (cura uma coisa, mas pode prejudicar outra) a Homeopatia promove uma escalada constante e segura de saúde e harmonia orgânica, tanto física quanto psíquica. A ação da Homeopatia não depende de fé ou crença; ela não demora para agir, como muita gente pensa; ela não é fraca e sim extremamente potente. O resultado da Homeopatia, assim como na alopatia, depende do correto diagnóstico e correta prescrição. Desta forma, depende muito do terapeuta que irá avaliar a pessoa.

Em razão de anos pesquisando e fazendo uso da Homeopatia e de não ser terapeuta homeopata ouso afirmar que a Homeopatia age harmonizando problemas de saúde que trazemos em nosso DNA (de nossos ancestrais) e até mesmo pode atingir vidas passadas.
Os remédios homeopáticos geralmente são baratos, práticos de se administrar e via de regra são prescritos um de cada vez. As doses medicinais costumam ser apenas algumas gotas debaixo da língua. As crianças são as mais beneficiadas porque além da forma líquida (com álcool) também existe a forma dos remédios em glóbulos de açúcar que elas aceitam facilmente. As alergias dos pequeninos, por exemplo, são tratadas de forma simples e com resultados imediatos.

Hoje a Homeopatia é ensinada a preços acessíveis até mesmo em universidades federais, nos cursos de Medicina alopática, como é o caso da UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rey (campus Divinópolis-MG). Para fazer este curso e se formar terapeuta homeopata não é necessário ser médico alopata. O curso todo tem a duração de quatro anos, mas se o objetivo for apenas o conhecimento pessoal podem-se fazer somente os módulos iniciais, o que é muito recomendado a todos.




Nenhum comentário:

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...