sábado, 25 de novembro de 2017

Mistérios Afrodisíacos




“Volúpia é a filha do Amor (Eros) e de Alma (Psique), personifica o prazer, sob todas as formas. Volúpia era uma fada que quando tocava na água se transformava em sereia e tinha asas de borboleta gigante. É a deusa do prazer. A deusa do prazer personifica a sensualidade, o amor sensual, a junção do amor com a alma. Representa todo o sentimento e emoção relacionada a qualquer forma de prazer. Eros e Psique costumavam passear com sua filha Volúpia entre os mortais, em um intuito de que entre os mortais só haja prazer quando o amor e a alma andarem juntos”.
O Arquétipo do Amor e da Alma (livro) – Letícia de Castro


Há milênios as pessoas falam sobre variadas formas afrodisíacas. Quando ouvimos a palavra afrodisíaco, associamos à potência sexual e à virilidade. Mas o quê de fato vem a ser o afrodisíaco? Qual a sua origem? E porque é um assunto de interesse da maioria das pessoas? Qual é o mistério?

Quando se fala em “afrodisíaco” imaginamos um tempero ou uma poção em que possa aumentar o desempenho sexual. Segundo o Dicionário Aurélio Afrodisíaco é: “Diz-se das substâncias ou medicamentos que restauram ou aumentam o apetite sexual. ”
Denomina-se afrodisíaco a qualquer substância ao qual se atribuem propriedades estimulantes sexuais. Mas afrodisíaco não é apenas isso, é um mistério na verdade.
A palavra “afrodisíaco” tem origem no grego aphrodisiakós, referente à afrodisia, que restaura as forças geradoras, ou excita os apetites carnais. A palavra afrodisíaco deriva de Afrodite, nome da deusa da beleza e do amor na mitologia grega. Aphrodite, que deriva da palavra aphrós, que por sua vez quer dizer “espuma”, uma alusão às espumas que a água faz no mar.

No mito grego, segundo Hesíodo, Urano, então rei dos deuses, era a abóbada celeste que cobria Gaia, a Terra.  Seu filho Saturno, para salvar os irmãos, o destrona cortando seus testículos fazendo com que saísse sangue e esperma no mar. Sucede-se então que a Deusa Afrodite nasceu de uma concha no mar através da concepção das pérolas dentro das conchas, dando o significado criador e erótico do prazer sexual. Afrodite, nascida do esperma ensanguentado do deus introduz no mundo a ordem (atributo saturnino) e a fixação física das espécies (diferentemente da criação caótica de Uranos), impossibilitando qualquer criação desordenada e nociva.

O símbolo da concha
 A concha é um artefato marinho, simboliza o órgão sexual feminino, assim está ligada à fecundidade, como a própria água em que nasce a deusa (e também a vida orgânica como a conhecemos, segundo a ciência acadêmica), que é símbolo da vida, fertilidade, purificação, força e transformação. Várias civilizações da antiguidade usavam as conchas como adornos funerários e talismãs na forma de colares e braceletes, simbolizando à renovação da vida devido à morte das gerações anteriores. Nas Antilhas é comum colocarem conchas sobre os túmulos acendendo velas nos dias de festas. Para os Astecas a concha simbolizava a Lua, representando a fecundidade, o nascimento e a criação. Para os Maias era associada a divindades representando o mundo subterrâneo e o mundo dos mortos.

Dentro da concha firme e calcificada se encontra a ostra que têm um corpo mole. As ostras nascem na espuma da embocadura de um rio (água doce), nas marés e baías (água salgada), e por esta razão estão associadas com o nascimento de Afrodite. A ostra se defende quando um parasita tenta invadir seu corpo, liberando uma substância chamada madrepérola (substância calcária, iridescente, que constitui a camada mais interna da concha de um molusco muito utilizada como bijuteria). Essa substância envolve e se cristaliza sobre o invasor (como vermes ou grãos de areia) impedindo-o de se reproduzir. Depois de cerca de três anos esse material vira uma pérola. Sua forma depende do formato do invasor e sua cor varia de acordo com a saúde da ostra. Formada através de um ataque invasor nasce a pérola, a raridade da natureza, uma das joias mais caras e raras são as pérolas douradas. De um ataque ou agressão à ostra nasce a pérola.

Alimentos afrodisíacos
As crenças populares sobre alimentos, banhos, óleo usado em massagens, perfumes, poções e talismãs afrodisíacos, em sua maioria, são fundamentadas em lendas.

Alguns exemplos de alimentos afrodisíacos:
Na Europa a ostra é uma receita popular;
No Brasil as garrafadas (utilizadas raízes, cascas, folhas, frutos macerados e normalmente a infusão é feita em aguardente), catuaba, mairipuama, guaraná, maca peruana, tribulus terrestres, castanha de baru, castanha-do-pará, ovos de codorna, amendoim, cipó-cravo, damiana, açafrão, alho, pimenta, cravo-da-índia, alecrim, alho, noz moscada, romã, cardamomo, manjericão, chocolate, atum, ginkgo biloba, ginseng, gengibre, mel, morango, canela, vinho tinto e diversos outros são tidos como receitas afrodisíacas se combinados e consumidos corretamente.

Vitaminas e Minerais Afrodisíacos
Acredita-se que a ostra e outros alimentos que contém grandes quantidades de vitamina E, zinco e selênio são considerados alimentos afrodisíacos, já que o zinco e o selênio são elementos importantes para a produção de testosterona, o qual aumenta a atividade sexual tanto do homem como da mulher. A vitamina E está presente nos ovos e óleos vegetais. O selênio é encontrado nas castanhas, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral e peixes. As maiores fontes de Zinco são as proteínas animais, leite e derivados, crustáceos, também sendo encontrado nos cereais, nozes e amendoins. Os frutos do mar, em especial ostras e mexilhões, são campeões dentre os afrodisíacos. O Zinco é importante para a produção de esperma e para a saúde de sêmen, segundo pesquisas, cada ejaculação contém, aproximadamente, 5 mg de zinco.
Até agora falamos das comidas, bebidas e temperos afrodisíacos, associados ao corpo físico, vitaminas e minerais, onde sua carência pode tornar o ser humano não apenas impotente sexualmente, mas diversos outros fatores. Exemplos não sexuais de distúrbio pela falta de zinco são: fragilidade do sistema imunológico, depressão, falta de memória, ferimentos que não cicatrizam, psoríase, cansaço, queda de cabelo, organismo exposto a todas as doenças infecciosas entre outros. 
Exemplos da escassez do selênio são: a exaustão, cansaço mental, hipotireoidismo, infertilidade masculina, problemas cardiovasculares, alergias, asma, fraqueza do sistema imunológico, fraqueza muscular, manchas brancas nas unhas, inflamações, infecções, viroses, maior probabilidade de câncer, envelhecimento entre muitos outros.

Para os veganos (pessoa que opta por não explorar ou se alimentar da vida animal) na dúvida, coma brócolis!
Um alimento maravilhoso para se ter zinco e selênio na quantidade adequada, pois seu excesso também é algo muito tóxico para o organismo, tanto quanto a falta, é simples: coma uma castanha-do-pará todos os dias. Apenas com uma castanha-do-pará por dia você terá a quantidade média de zinco e selênio no organismo (na dúvida consulte um médico). Em seu café da manhã coma uma castanha-do-pará, apenas uma e a castanha agirá como um remédio. Isso não quer dizer que atuará como afrodisíaco e você sairá louco e excitado o dia todo como um adolescente transbordando hormônios. Então pergunto: Será apenas esses componentes minerais que compõem tudo que pode ser afrodisíaco?

Fator de Autoconfiança Masculina
O afrodisíaco seria tudo o que mexe com os cinco sentidos: audição, a música, o olfato, o tato, a visão e o paladar. Uma música, um filme, um perfume, um toque ou um gosto podem ter um papel afrodisíaco incomensurável. Na ”Pirâmide de Maslow” relacionada às necessidades básicas do ser humano, sexo é uma das necessidades fisiológicas (básica) para a busca da auto realização.

Um homem, por exemplo, quando se sente impotente ou com baixa libido, tende a se sentir não realizado na vida. Por isso na farmacologia (ciência que estuda, medicamentos ou substâncias capazes de alterar funções ou estruturas do organismo vivo) existem tantos remédios para impotência ou aumento do vigor sexual. Não confunda, a impotência pode vir de muitos fatores físicos e até mesmo energéticos. A impotência é um dos maiores medos do sexo masculino, quer queira ou não, os homens se sentem frágeis só de pensar nessa possibilidade. Mesmo que seja algo apenas psicológico, isso é um fato. Em grande parte, homens na andropausa (conjunto de alterações fisiológicas que marcam a diminuição natural e progressiva da atividade sexual do homem) pode ter a libido diminuída, porém nada que a reposição de hormônios, como a testosterona, por exemplo, não resolva. Isso pode ser resolvido com remédios ou apenas alimentos conforme foi descrito, o ideal é consultar um médico para obter a dieta certa ou a reposição hormonal adequada, visto que a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem certa. Ressaltando que isso não é um problema, apenas algo fisiológico que alguns podem estar propensos com o avanço da idade. Isso também cabe ao sexo feminino. Outro fator que prejudica em muito o desempenho sexual nos dias atuais é a falta de dinheiro e o estresse.

Chacras da Energia Vital e Poder Sexual
Pessoas com grande poder espiritual como os iniciados nos mistérios ocultos normalmente tem uma grande vitalidade e potência que vem através da energia vital.
Toda iniciação esotérica é regida astrologicamente pelo planeta Marte, o responsável pela virilidade, na Umbanda é o Exu. O próprio símbolo do planeta Marte pode ser visto como uma bolsa ou saco escrotal na base de um pênis ereto. O planeta Marte é o complementar astrológico do planeta Vênus, nome romano de nossa Afrodite grega. Marte rege o signo de Escorpião, sede do sexo e que pertence ao eixo astrológico de preservação da vida, juntamente com Touro, regido por Vênus.

Tradicionalmente a palavra “iniciado” é sinônimo de “viril”. Na antiga tradição celta/druídica quando o rei já não era mais viril era substituído, pois sua virilidade atraía ou não a fertilidade da terra.

Segundo estudos esotéricos o chacra base ou básico (responsável pelo poder sexual) localiza-se na base da coluna vertebral, na altura do cóccix e rege a nossa vinculação com a terra e a vitalidade. Esse chacra base também está relacionado com o sexo e órgãos sexuais. O nome desse chacra básico em sânscrito, é Muladhara, que significa “Base de Apoio”.

Quando esse chacra está bem equilibrado, ele traz a ação, motivação, longevidade, força de vontade, vitalidade, auto realização, força física e energia sexual. O chacra básico é a principal conexão energética do ser humano com o planeta. Esse chacra rege o útero (mulher) ou a próstata (homem), a coluna vertebral, os membros inferiores, a região lombar e o intestino. Caso exista algum sintoma ruim relacionado esses locais pode indicar desequilíbrio no Chacra Básico. Esse desequilíbrio pode ser sentido através da depressão, desmotivação, baixa autoestima, insegurança, sonolência excessiva, pensamentos de suicídio, sexualidade reprimida, falta de vontade de viver e coragem para enfrentar a vida, escassez da libido entre outros sentimentos relacionados a força e vitalidade. Mas lembre-se o excesso do contrário não é bom, também é um desequilíbrio: hiperatividade, sexualidade desenfreada, insônia, inquietação, impaciência e nervosismo.

Uma dica para o reequilíbrio é praticar atividades como a dança (principalmente músicas tocadas com instrumentos de percussão), ioga, esportes ou algo que desperte o interesse, prazer e criatividade, caminhar com os pés descalços sobre a terra, grama, pedra ou areia, contato com a natureza e prazeres benéficos que possam combater o estresse cotidiano. Terapias com pedras diretamente no chacra podem reequilibrá-lo.
Falamos até aqui do chacra básico que fica localizado na altura dos órgãos genitais, mas há outro chacra que completa esse equilíbrio. É o chacra Sacro que fica localizado no baixo ventre, quatro dedos abaixo do umbigo, ambos são associados à energia sexual e libido. A libido é a energia primordial de todos os instintos de vida e da atividade criativa humana, o que Freud relacionou com seu “Id”. Podendo ir além da questão sexual, pois também simboliza instintos básicos de sobrevivência. O Segundo chacra é chamado de Sacro, em sânscrito é chamado de Swadhistana, que significa segundo alguns autores "morada do Sol".

O Chacra Sacro é responsável pela energia da criatividade e do impulso emocional, bem como sensações e desejos sexuais. Esse chacra é o “armário” da energia sexual e do poder. Em palavras fáceis de entender, no chacra Básico você adquire a energia vital e sua conexão com a terra e no chacra Sacro você filtra, guarda, distribui e controla a energia vital. Faça um teste: o dia que estiver se sentindo com maior energia, deixe sua barriga (local do chacra Sacro) com os músculos contraídos por um tempo (maior tempo possível) tente perceber que você controla a energia, depois tente deixar a barriga descontraída, como se estivesse aberto ou preguiçoso. Vai perceber que está gastando a energia com coisas tolas. Converse com as pessoas e passe seu dia normalmente, um dia você vai tentar contraindo e outro aberto sem contração. No fim de cada dia, reflita e sinta como está a sua energia. A energia da vida, conhecida pelos antigos chineses como “chi”, e a energia sexual são uma só. Controlando a sua energia vital (não pense que é tão fácil, mas com a prática você pode melhorar e ir se conhecendo com técnicas próprias) você controla o seu poder espiritual, físico e sua vitalidade. Se tornará um ser forte e cheio de energia. Isso também pode ser considerado afrodisíaco, já que quando temos o poder da energia vital (energia sexual) também estamos falando de vigor seja no ato sexual ou na energia diária dos afazeres e vontade de viver auto realizando-se. 

Muitos irão perguntar por que não falei dos outros chacras, mas nosso tema aqui são os mistérios afrodisíacos, esses dois primeiros chacras estão relacionados com os mistérios da energia da vitalidade e poder sexual. Todos os chacras estão interligados entre si, mas esses dois primeiros chacras, mais ligado à terra estão ligados ao nosso tema (afrodisíaco).

Animais Simbólicos
Animais que são símbolos da virilidade e força sexual são o bode, o touro e o cervo.
Buchada de Bode: O falo (pênis) do bode é uma iguaria afrodisíaca, famosa no Nordeste e com origens do Ceará. A buchada de bode é feita com os órgãos do animal, que são picados, temperados, misturados com um pouco de sangue.

Taurina: A taurina que está presente nos energéticos, suplementos e termogênicos nada mais é que o sêmen do touro. 

Chifre de Veado: Uma substância retirada do veludo que recobre o chifre do veado é produzida como afrodisíaco prometendo ampliar o desejo sexual, a resistência e a força. Com informações sobre seu uso desde 200 a.C. na China a substância é aplicada no tratamento de disfunção sexual, aumentando a produção de testosterona.

Molusco Afrodisiaco

Afrodisíacos populares, esquisitos e até ilegais

 Fugu ou baiacu: para os japoneses o baiacu (como conhecemos), produz uma sensação de formigamento nos lábios e bochechas que depois desaparece aumentando a excitação. Sendo um dos peixes mais mortais no mar ele poderá levá-lo à morte certa.
A sopa de saliva de ninho de pássaro: é uma iguaria asiática feita a partir de um ninho de pássaro da saliva do andorinhão. O prato é servido há mais de 400 anos e seu ingrediente principal são ninhos construídos por andorinhas de difícil acesso. Os ninhos recebem a saliva da ave que combinado com outros ingredientes cria uma sopa gelatinosa que se diz ser afrodisíaca.
Chifres do rinoceronte: Este raro e ilegal afrodisíaco (pois as espécies estão ameaçadas de extinção) é especialmente desejado por homens na África que sofrem de impotência.
Ambergris: Esta substância (ilegal no Brasil) cerosa vem do trato digestivo das baleias cachalotes. É muito utilizada como um agente em perfumes. Para os árabes é afrodisíaco.
Formigas gigantes: há mais de 500 anos essas formigas gigantes têm sido um tradicional afrodisíaco na América do Sul.
           Urina de babuíno: no Zimbábue a urina de babuíno tomada com cerveja é considerada afrodisíaca.

Antes de mais nada, podemos observar as esquisitices populares consideradas afrodisíacas. O ser humano é capaz de qualquer coisa para aumentar seu poder sexual. Matar animais ilegalmente em prol de uma promessa suspeita de aumentar a libido não é um ato bom. Devemos respeitar a cultura, mas não se atirar por meios de alimentos que podem até levar o indivíduo à morte. Na dúvida consulte um médico ou se não tiver problema algum prefira investir em banhos de ervas e nas castanhas e alimentos baratos e de fácil acesso. Em muitos casos um bom vinho tinto é muito mais afrodisíaco que comer “sacos de bode gordurosos”. Não se aventure em superstições ou na ilegalidade.

Banhos, perfumes e óleos afrodisíacos
Seja através do perfume ou através de chás, há milênios as plantas medicinais são utilizadas por seus poderes afrodisíacos. Muitos óleos essenciais e chás são afrodisíacos em razão de suas propriedades hormonais. A rosa vermelha é um poderoso óleo para o corpo e também um ótimo banho revigorante para mulheres (inclusive para homossexuais). O jasmim, a canela, a sálvia, o gerânio e o ilangue-ilangue são ótimos afrodisíacos femininos na forma de perfumes ou óleo para massagem, além de estimular a ação dos hormônios sexuais, tem o poder de deixar a mulher se sentindo mais sensual, assim exalando a energia da sensualidade ela obviamente se mostrará mais sexy e atrairá o sexo masculino. O banho ou óleo de manjericão aguça os sentidos e estimula os instintos, principalmente nos homens, além de aumentar a circulação sanguínea na região genital. Aliás, problemas de circulação são fatores que podem contribuir para a impotência sexual, tanto masculina quanto feminina (frigidez).

Alguns óleos essenciais possuem compostos que imitam os feromônios. Os feromônios são substâncias químicas que exaladas entre seres de uma mesma espécie, promovem reações específicas em seus indivíduos. Na verdade, feromônio é a fragrância afrodisíaca natural usada para liberar a química da atração sexual.

Observa-se que um afrodisíaco faz bem principalmente para o ego ou para a autoconfiança, com exceção das filosofias religiosas em que o sexo é apenas para a reprodução e não para o prazer. Desde a antiguidade até os dias atuais os seres humanos vem procurando as mais diversas fórmulas para aumentar a libido, independentemente da idade ou sexo da pessoa. E por mais que saibamos que tudo é uma ação química no organismo, ainda assim a questão dos afrodisíacos são um mistério para a humanidade.



Letícia de Castro


Academia Ciência Estelar

Nenhum comentário:

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...