quarta-feira, 12 de julho de 2023

Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?

 Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?

 

Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem a diferença ente o Tarot e a Astrologia e até mesmo acreditarem que seja uma mesma coisa com nomes diferentes. Mas, a diferença é grande, tanto em termos de uso prático quanto de informações que estes dois oráculos podem nos oferecer.



EM TERMOS DE ORIGEM:

A ASTROLOGIA fundamenta-se nas LEIS CÓSMICAS UNIVERSAIS que podem ser estudas e diversas fontes. Uma excelente fonte de fundamento da Astrologia é a CABALA judaica, principalmente o livro Sefer Há Yetzirah (O Livro da Criação). Neste pequeno e sintético livro encontramos que Deus criou Tudo com TRÊS letras chamadas de MÃES, SETE letras chamadas de DUPLAS e outras DOZE letras chamadas de SIMPLES.

As três letras MÃES estão diretamente relacionadas com os elementos Fogo, Água e Ar (o elemento Terra é o resultado da Criação como um todo). As SETE letras DUPLAS estão diretamente relacionadas com os SETE PLANETAS esotéricos (pois Uranos, Netuno e Plutão são esotericamente considerados “visitantes” em nosso sistema solar). As DOZE letras simples estão diretamente relacionadas com os DOZE SIGNOS ZODIACAIS.

A ASTROLOGIA é um oráculo do OCULTISMO (conhecimento espiritual reservado apenas aos iniciados). Por isso seu conhecimento exige muito estudo, dedicação e preparo de anos a fio.

A ASTROLOGIA na história sempre foi usada pelas castas mais altas de nossa sociedade, geralmente reis, imperadores e presidentes. Somente altos sacerdotes tinham acesso à essa sabedoria de origem divina.

 

O TAROT deriva da Astrologia e é um oráculo do MISTICISMO (práticas psíquicas de acesso facilitado e popular).

O Tarot é composto de 78 lâminas ou cartas (não se deve confundir com o baralho cigano que tem apenas 56 cartas). Destas 78 lâminas, 22 são os chamados Arcanos Maiores compostos pelos 3 Elementos + 7 Planetas + 12 signos. Os chamados Arcanos Menores, 56, são formados por uma série de cartas numeradas de 1 a 10 (usa-se o conhecimento da numerologia ou mesmo da Cabala quanto a estes números) + 4 Figuras Reais (Cavaleiro/Pagem, Princesa, Rainha e Rei) que atuam de 4 formas diferentes simbolizadas pelos Naipes (Espadas, Pentáculos, Copas e Paus - relativos aos 4 Elementos Astrológicos – Fogo, Ar, Água e Terra). Então, 3+7+12+(4x14) = 78.

Consta que o Tarot foi criado para que se tornando uma ferramenta popular e comum fosse preservado perpetuamente e assim levasse de alguma forma mais simples à todos o acesso às Leis Cósmicas, mesmo que limitada ou pessoal.

 

EM TERMOS DE USO:

O TAROT é indicado para assuntos ou questões imediatas e optativas. Ideal para orientar escolhas porque indica possíveis cenários ou tendências para uma ou mais opções, como o caso de ofertas de emprego, opções de relacionamentos, amizades, etc.

O Tarot nos fornece informações sobre as TENDÊNCIAS (e não previsões) com base no momento da consulta. Estas tendências PODEM SER ALTERADAS em termos de qualidade e quantidade, podem ser antecipadas ou postergadas, podem mudar de direção ou não. Estas alterações possíveis estão diretamente relacionadas com o LIVRE ARBÍTRIO das pessoas envolvidas. Por isso é comum os consulentes pedirem conselhos de atitude para o Tarot para que possam atingir seus objetivos.

Mais do que prognósticos ou tendências, o Tarot nos fornece uma visão sobre o que a Vida ou as Leis Cósmicas querem que aprendamos com o que está acontecendo em nossas vidas, muitas vezes insistimos em situações ou relacionamentos que não são positivos para nós ou então existem questões a serem resolvidas ou lições a serem aprendidas. Nesse sentido, o Tarot é ideal para a orientação espiritual para que o interessado possa melhor se alinhar com as Leis Cósmicas e seguir sua evolução sem lutar com a vida.

 


A ASTROLOGIA é mais bem aproveitada em questões que sempre se repetem em nossas vidas, coisas duradouras ou relacionadas com o futuro distante. Este oráculo tem por característica a pessoa interessa como centro da questão e não é adequado para se perguntar sobre outra pessoa. Oráculo ideal para se obter conhecimentos sobre sua carreira, problemas que possa trazer da infância ou mesmo de outras vidas, suas realidades em termos afetivos, sexuais, sociais e espirituais em toda sua vida.

A ASTROLOGIA pode ser utilizada para consultas individuais e de momento, para o auxílio na tomada de decisões de vida, ou ainda se pedindo o MAPA ASTRAL (análise das Leis Cósmicas que regem todos os campos da vida da pessoa, desde seu nascimento até o fim de sua vida) e ainda a SINASTRIA (cruzamento entre dois Mapas Astrais visando analisar o relacionamento entre duas pessoas – ideal para casal). Pode ser usada ainda para a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL de jovens ou na GESTÃO DE CARREIRA de profissionais. Um uso comercial muito precioso é a ESCOLHA DE DATA E HORÁRIO de ABERTURA DE UMA EMPRESA, “escolhendo” o Mapa Astral dela e seu destino.

 

EM TERMOS DE INFORMAÇÕES:

A ASTROLOGIA nos fornece informações sobre as tendências em termos de vida como fases (“boas” ou “ruins”) na vida amorosa, no trabalho, nas finanças, nos relacionamentos sociais ou na vida espiritual; os melhores e piores caminhos seguir e o que se pode esperar deles em todos os sentidos, conferindo assim maior certeza e confiança para a tomada de decisões sobre questões que afetem diretamente o futuro e o destino. A Astrologia nos facilita o acesso à sabedoria acerca do que Deus ou Seus enviados, os Anjos, querem que façamos em nossas vidas, sobre nosso destino. Além disso, indica nosso potencial, onde e como temos força, poder e nos realizaremos.

O TAROT como dito acima, os fornece informações sobre as tendências e situações imediatas no trabalho, relacionamentos e espiritualidade. Informações que devem ser usadas como subsídio para a tomada de decisão. O Tarot e o tarólogo nunca decidem nossas vidas, pois ouso do Livre Arbítrio é pessoal e as consequências destas decisões sobrecairão exclusivamente quem faz as escolhas ou toma as decisões e devem ser sempre de responsabilidade da própria pessoa.

 

Observe que um oráculo não substitui o outro, ao contrário, se complementam. Afinal, o Tarot olha para o momento e a Astrologia olha para o futuro. O Tarot nos fala sobre os interesses do consulente, a Astrologia nos fala dos interesses da Vida ou Deus sobre nós.

 

prof. Juarez

Nenhum comentário:

Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...