domingo, 17 de julho de 2011

As Leis da Natureza e o Esoterismo

Talvez possamos dizer que a proposta inicial do esoterismo é a harmonia, a harmonia do homem com ele mesmo, com a natureza e com o cosmos. Os conhecimentos oriundos do esoterismo servem para com sua prática atingirmos esta harmonia. Para muitos, a harmonia é a verdadeira Paz, tão propalada e tão fugaz. Para outros, a harmonia é também a verdadeira Felicidade que outros confundem com alegria. A alegria oscila e se alterna com sua contraparte, a tristeza, já a Felicidade é plena, duradoura.
É em função da harmonia do ser humano com a natureza, tanto interna quanto externa, que o esoterismo foi aplicado em suas origens na forma da Medicina. Muitos autores nos informam que quase em sua totalidade as dores, sejam físicas, sejam emocionais, nos advém do nosso afastamento da harmonia com a natureza, seus ciclos e leis.
Ora, se pensarmos que a harmonia com a natureza está diretamente relacionada com a harmonia das leis naturais iremos concluir que os conhecimentos esotéricos não podem ser contrários às mais modernas e atuais constatações das ciências exatas, também chamadas de ciências naturais.
“As ciências naturais estudam o universo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural, ou seja, os aspectos físicos e não humanos. Isso inclui os subcampos Astronomia, Biologia, Física, Química, Geografia e Ciências da Terra.”
A Medicina moderna repetidamente se posiciona contra os chamados “chazinhos da vovó”, mas é na natureza que vai procurar a maioria esmagadora dos princípios ativos de seus remédios. Dizem que laboratórios internacionais estão devastando a Amazônia no que tange à biodiversidade, pois além de pegarem esta riqueza natural estão também registrando a propriedade industrial sobre a mesma.
Diversos grupos ditos “primitivos” tinham seus sacerdotes que também eram aqueles que curavam as dores de sua população: druidas, egípcios, astecas e muitos outros. O sacerdote era o mediador entre os mundos divino e humano. Ele ajudava os demais a compreender as questões da vida, das dores da vida, e a resolver a responsabilidade humanas de cuidar de si mesmo. É neste cenário que se apresentam as ciências esotéricas ou também chamadas ciências ocultas. Vale ressaltar que o termo “oculta” não significa em absoluto algo estranho à Luz, à Verdade ou à divindade, pelo contrário, esta dita ciência é totalmente banhada por estes atributos. Aqui o termo “oculta” diz respeito ao conceito de “eso+térico”, do conhecimento dado a conhecer somente aos iniciados, ou seja, oculto aos não iniciados. Somente isso, nada mais.
Muitas vezes não é a ingestão de medicamentos que nos conduzirão à harmonia, mas sim a excreção de substâncias que possam estar prejudicando nosso corpo e saúde, ou nossa psique. Danças, caminhadas, exercícios, yoga e meditação também podem nos facilitar ou acelerar a recuperação da harmonia com a natureza que nos cerca e também com o Cosmos.
Uma vez conversando com uma doutora em Antropologia pela UFMT ela me disse que o feiticeiro da tribo Bakairi (residente lá no Mato Grosso, na cidade de Nobres) quando chamado para ajudar a resolver algum problema sério de saúde ele não chega dando remédios, como se pode pensar. Não, ele vive alguns dias com a família, em sua oca. Participa da vida cotidiana daquela família e só depois de viver um tempo com eles conclui seu diagnóstico sobre o que está causando a desarmonia. Então procede ao tratamento adequado para curar não somente os sintomas, mas principalmente a origem do problema.
Alguns leitores podem achar estranho se falar de uma possível semelhança entre ideias esotéricas e leis da ciência. Ora, considerando-se que as leis cósmicas surgem do Imanifesto, passam pelos diversos planos manifestos até chegar ao físico. Então, não é de se estranhar o fato de que, por exemplo, a conhecida Lei do Carma possa ser considerada semelhante à 3ª Lei de Newton (da ação e reação). Estas duas “leis” assim consideradas dizem respeito ao fato de tudo na Criação tem um preço, uma consequência ou uma reverberação, nada fica impune ou isolado.
Muitos cientistas modernos estão chegando a conclusões que já estão escritos há séculos em códices religiosos. Veja o caso do famoso físico inglês Steve Halking que tem algumas constatações semelhantes a trechos do milenar livro sagrado hindu Bhagavad Gita.
Outro tema da Física moderna que podemos relacionar com os conhecimentos esotéricos é o conceito da Teoria das Cordas na qual existe a possibilidade científica da existência de 10 dimensões. Ora, é o mesmo que se falar dos 10 mundos cabalísticos!
É apenas questão de nomes, conceitos e aplicações diferentes de uma mesma e única realidade! É uma questão de ter olhos para ver.

Nenhum comentário:

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...