quarta-feira, 15 de agosto de 2012

As Provas dos Quatro Elementos


Nas antigas tradições esotéricas existem as provas relativas aos quatro elementos da natureza. Estas provas servem para “testar” o iniciado para saber se ele tem condições para ir adiante na senda iniciática, para saber se ele domina estes elementos em si mesmo. Para nós, na vida comum, servem para sabermos quais nossos pontos fracos e fortes nos quais podemos confiar para as realizações e aqueles em que devemos tomar cuidado e ter mais atenção.
Na vida comum é fácil reproduzirmos estas provas. É até provável que você já tenha passado por situações que te levaram a vivenciar estes verdadeiros testes psíquicos.
A prova da terra tem similitude com a sensação que podemos ter ao estar em uma caverna, dentro de algum ambiente muito pequeno e fechado. Ou seja, um simples elevador ou em um exame de ressonância magnética a pessoa pode experimentar a sensação do elemento terra. A sensação é de sufoco, de falta de ar, de desabamento, de soterramento. Pessoas que não suportam este tipo de sensação possivelmente tendem a serem melancólicas, tristes, introvertidas, muito preocupadas, extremamente responsáveis e sem muitos horizontes.
A prova da água é muito mais comum e simples. Ela nos traz a sensação da água corrente, tal como quando estamos nadando em um rio ou lago, talvez no mar. É a sensação de desconhecimento do fundo onde se pisa, quando se pisa, da imensidão e da falta de domínio ou limites. Quanto mais tensos, mais afundamos e então sobrevêm uma forte sensação de medo. Quem não consegue administrar bem esta situação ou sensação tende a ser vítima de suas emoções, não sabe administrá-las. Ou tem fortes explosões emocionais, seja de raiva ou de choro, de pavor ou de euforia. É provável que não saiba bem quando soltar suas emoções como em momentos de intimidade, amizade, descontração ou de segurá-la quando em situações de conflito profissional ou mesmo em sociedade.
Aprova do ar facilmente é simulada em um balanço infantil, em um tobogã ou em uma montanha russa (esta mais fortemente). A sensação é de falta de ar, de estômago embrulhado, de tontura (ou vertigem). Estar em uma sacada de um apartamento acima do décimo andar também pode nos proporcionar esta mesma sensação. Se você não consegue se dominar e se controlar em uma situação semelhante, é provável que não seja dado a grandes viagens mentais, com ideias mirabolantes, conceitos abrangentes e complexos. Talvez tenha dificuldade para compreender pontos de vista complementares e estabelecer correlações e analogias. O mundo dos símbolos pode lhe ser algo de difícil compreensão e também é possível que haja dificuldade tanto para se expressar quanto para entender plenamente as pessoas.
A prova do fogo é sem dúvida uma forte emoção e desafio, um drama e um risco. Presenciar um grave acidente ou um conflito (briga) muito forte, entre pessoas realmente iradas e agressivas ao máximo, ou então estar próximo a uma explosão ou então a um grande incêndio. A pessoa que não consegue manter sua mente clara, o sangue frio e as emoções ou mesmo seus movimentos sob controle nestas situações, possivelmente têm problemas com o elemento fogo. E, a tendência é que padeçam de uma visão mais ampla da vida, de compreensão de sua existência, de certeza de seu valor e capacidades. Talvez lhe falte também o sentido da vida e da existência, uma noção mais límpida do que seja a verdade, a justiça, a espiritualidade ou mesmo Deus. Falta-lhe fortaleza interior, noção de seu poder pessoal e capacidade para expressar sua verdade interior que está além de sua personalidade.
Você mesmo pode se proporcionar estas experiências para saber o quanto está pronto ou não para o domínio dos elementos e então seguir em frente no esoterismo e na senda iniciática. Dizem que o caminho iniciático é para pessoas fortes, equilibradas e donas de si mesmas. Lançar-se na busca de seus próprios arcanos é um trabalho semelhante aos de Hércules.
Dizem que nos processos iniciáticos esotéricos a pessoa ritualisticamente “pede” que a vida a lance em situações que lhe proporcione estes testes com a finalidade de ir se trabalhando, se lapidando, com o objetivo de identificar seus limites e falhas, em um processo de autoconhecimento.
Caso após experimentar estas provas a pessoa sinta que precisa trabalhar, melhorar seu domínio de algum elemento ela poderá fazer uso de diversas “ferramentas” ou caminhos. Um deles é a própria identificação de suas limitações. Isso já é um excelente começo. Outro caminho pode ser orar à Deus identificando-se com os elementais os quais não domina, pelo contrário, se é dominado. Então a pessoa que tem dificuldades com o elemento terra deve realizar a oração dos Gnomos, os elementais da terra; a que tem dificuldade com a água, deve fazer a oração das Ondinas; a pessoa com problemas com o ar, deve orar como um sílfo e a que tem limitações com o fogo ora a Deus como se fosse o elemental salamandra.

Nenhum comentário:

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...