quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Visão astrológica da missa católica


Um dos rituais mais completos e homogêneos é a missa cristã. Esotericamente assim é porque ela reflete as sete etapas ou fases da Criação, que, por sua vez, fazem-se presentes na primeira oração que é o "Pai Nosso".

Canto de Entrada

No Gênese ("Princípio" em latim, Bereshith em hebraico) encontramos a descrição da Criação da Vida por Deus: 1 No princípio criou Deus os céus e a terra./ 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas./ 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz./ 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas./ 5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
A Missa se inicia com o Canto de Entrada, o princípio do ritual, sua preparação em termos emocionais e devocionais. Na oração do "Pai Nosso" refere-se à súplica "Santificado seja o Vosso nome". Astrologicamente, esta etapa está relacionada com a Lua que rege o começo da vida, a gestação, o parto e as emoções da mãe, bem como da família como um todo. Maçonicamente iniciamos a reunião, abrimos a Bíblia e rememoramos.
O sacramento do Batismo é o primeiro a ser ministrado na vida da pessoa.

Ato de Penitência

E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas./ 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi./ 8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Em seguida, na missa, temos o Ato de Penitência, quando são feitos os pedidos. A súplica da oração é "Venha a nós o Vosso Reino". Mercúrio rege esta etapa pois é aquele que comunica, que estabelece um canal de comunicação entre dos dois mundos (material e espiritual, pessoal e coletivo, visível e invisível). Nas reuniões lemos as comunicações, realizamos propostas e fornecemos informações.
A Confirmação (crisma) é o segundo sacramento a ser ministrado à pessoa.

Leituras

E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi./ 10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom./ 11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi./ 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom./ 13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
Após a Penitência, temos as Leituras, da Bíblia, na missa. É o momento de nos apegarmos aos desígnios divinos, tê-los como referência e rumo para benefício de nossas vidas e crescimento espiritual. A súplica referente a este passo é "Seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no Céu". Vênus é quem rege esta etapa pois é aquele que une em harmonia e prazer para benefício de ambos. É o astro que indica saciedade de nossas necessidades e que traz paz às nossas vidas. Na Maçonaria cumprimos com a programação iniciática previamente estabelecida pela diretoria da Loja.
O sacramento do Matrimônio une no amor os seres humanos, sob as bênçãos de Deus.

Preparação das Ofertas

E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;/ 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi./ 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas./ 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,/ 18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom./ 19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
É o momento de entrega, doação, da Preparação das Ofertas na missa, quando damos de nós a Deus Pai Criador. Aqui, nos vemos todos como filhos do Pai e irmãos em espírito. Como imagem e semelhança ao Pai, repetimos seu ato de nutrir a vida e a esperança com atos abnegados de altruísmo e de consciência social. Na oração do Pai Nosso, a súplica "O pão nosso de cada dia nos daí hoje" refere-se ao nosso reconhecimento de nossa dependência quanto ao alimento do espírito que é a luz superior, da verdade e da justiça. Astrologicamente o Sol, símbolo principal da luz, é que empresta sua simbologia a este momento. É ele que indica a vida que nunca se extingue e que nutre a toda a Criação. Em nossas reuniões é o momento dos estudos e da beneficência.
O sacramento de entrega e de ser alimentado pelo Pai é a Eucaristia.

Consagração

E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu./ 21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom./ 22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra./ 23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
Chegamos à Consagração, à Oração Eucarística, quando manifestamos individualmente nossas verdadeiras vontades de elevação e crescimento espiritual. No "Pai Nosso", temos a súplica "Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido". Marte é o astro da expressão franca e individual, da coragem e da manifestação do espírito particular (a chama de Luz que cada um de nós traz em seu âmago). Ele incita aos atos de testemunho e de altruísmo (Marte rege Áries, "o cordeiro de Deus"). Em Loja é a oportunidade de falarmos em prol da Ordem e dos irmãos do quadro.
A Penitência é o sacramento em que manifestamos nossa determinação no caminho da evolução espiritual.

Comunhão

E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi./ 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom./ 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra./ 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou./ 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra./ 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento./ 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi./ 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Na missa é o momento do Canto de Comunhão, quando buscamos nos unir como verdadeiros irmãos e todos sob a proteção e iluminação do Altíssimo. "Não nos deixeis cair em tentação" suplicamos na oração do "Pai Nosso" por uma orientação superior cuja sabedoria deve inundar nossas almas em benefício de nossa evolução e seguro caminhar na senda espiritual. A regência desta etapa é de Júpiter, o sábio, próspero, feliz e fraterno astro. Ele simboliza toda a elevação e as melhores vibrações que pode haver na alma, aproximando-a assim à Luz do Espírito. Na Maçonaria os irmãos se unem fraternalmente perpetuando as elevadas vibrações da reunião.
A Ordenação é o sacramento no qual o homem assume a responsabilidade e o compromisso de orientar e proteger seus irmãos espirituais, tornando-se um representante de Deus na face da Terra.
Os dias da Criação na Bíblia são 6 (consta que no sétimo dia Deus "descansou"). Isto porque Bereshith, literalmente, quer dizer "Ele (Deus) criou o seis". Mas, que seis? As seis dimensões da Criação (acima, abaixo, à direita, à esquerda, à frente e atrás), do cubo. As seis pontas da estrela de Salomão, os seis orifícios pares do rosto (narinas, ouvidos e olhos).

Encerramento

Mas, existe a sétima direção e dimensão: a do interior, do coração, do âmago, da boca que cala. Esta é a dimensão ou direção do segredo, da Verdade que Foi, É e Será, da eternidade, do limite do Criado, que foi de onde surgiu a vida (Alfa) e para onde se encaminha naturalmente (Omega).
Assim, é o encerramento cerimonial que se faz necessário para que se perpetue lacrado no interior dos fiéis caminhantes da Luz os eflúvios espirituais emanados durante a missa ou reunião. É quando no "Pai Nosso" encerramos suplicando "Livrai-nos do mal". O astro Saturno é o regente do final das coisas, do silêncio e da eternidade.
O sacramento relacionado a esta etapa final é a (Extrema) Unção dos Enfermos.

Nenhum comentário:

  Qual a diferença entre Tarot e Astrologia?   Com mais de 40 anos de exercício profissional, percebi que é comum as pessoas não saberem...